Significado de NAFTA

O que é NAFTA:

NAFTA é a sigla em inglês de North American Free Trade Agreement (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), um bloco econômico formado pelos Estados Unidos da América, Canadá e México.

O principal objetivo com a criação do NAFTA foi reduzir ou eliminar as barreiras comerciais entre os três países que formavam a América do Norte. A formação do bloco econômico surgiu como uma tentativa de competir com a União Europeia (UE), bloco formado por países europeus e que demonstrou ser um grande sucesso no panorama econômico mundial.

O NAFTA foi criado em 1993, mas só entrou em funcionamento a partir de 1º de janeiro de 1994. O fim do acordo foi declarado pelo presidente dos Estados Unidos em agosto de 2018.

Entre os principais objetivos do NAFTA estava o fim das barreiras alfandegárias e econômicas, reduzindo os custos comerciais entre os países membros.

No entanto, ao contrário do que acontece na União Europeia, o NAFTA não possuía uma moeda única entre os países membros e o livre trânsito entre os cidadãos também não era permitido.

Objetivos do NAFTA

O objetivo da formação do NAFTA foi criar uma zona de livre comércio entre os países do bloco para facilitar as transações comerciais entre os países. Para isso foram adotadas as seguintes medidas:

  • Eliminação das barreiras comerciais entre os países membros;
  • Fim das barreiras alfandegárias;
  • Redução dos custos comerciais de importação e exportação entre os países membros;
  • Desenvolvimento de mecanismos de defesa da propriedade intelectual produzida dentro dos países;

Leia mais sobre o significado de zona de livre comércio.

Fim do NAFTA

Em agosto de 2018, Donald Trump anunciou o fim do NAFTA. Entretanto, o acordo econômico entre os países não deixou de existir, mas sofreu mudanças.

Os países que integravam o NAFTA renegociaram os parâmetros de seu acordo comercial, que passou a ser chamado de United States-Mexico-Canada Agreement (USMCA). O novo acordo foi assinado pelos representantes dos três países no dia 30 de novembro de 2018.

Saiba mais sobre blocos econômicos e veja os significados de União Europeia, BRICS e Mercosul.

Nafta: fonte de combustível

A palavra "nafta" também pode significar um derivado do petróleo, utilizado como combustível. Considerado também uma das matérias-primas para obtenção de etano, propeno, benzeno e "gás síntese", é utilizado para a produção do gás canalizado das cozinhas domésticas e comerciais.

Data de atualização: 24/04/2019.