Significado de Nanotecnologia

O que é Nanotecnologia:

Nanotecnologia é a tecnologia da manipulação de átomos e moléculas. Esta ciência se dedica ao estudo e criação de novos materiais, produtos e processos através da reestruturação atômica.

Com o uso da nanotecnologia é possível a construção de máquinas e equipamentos à escala de nanômetros (uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de metro), e que potencializarão a fabricação de produtos mais seguros, duráveis, inteligentes e muito menores do que uma célula humana, por exemplo.

Os primeiros estudos sobre a nanotecnologia começaram em 1959, por intermédio do físico norte-americano Richard Feynman (1918 – 1988). Mas, apenas no começo do século XXI que esta tecnologia começou a se desenvolver amplamente.

Como dito, a nanotecnologia funciona a partir da manipulação da matéria atômica e molecular, para isso é preciso a utilização de equipamentos de alta precisão, que permitem a modificação das propriedades dos materiais no nível atômico.

Já existem diversos exemplos da nanotecnologia no cotidiano das pessoas, seja no campo tecnológico (celulares e computadores cada vez mais rápidos e menores), no têxtil (tecidos resistentes a sujeira, bactérias e impermeáveis), no setor energético (baterias minúsculas e com carregamento veloz), entre outros.

Assim como os demais países, a nanotecnologia deverá ser também aplicada nos produtos fabricados no Brasil, visto que se trata de uma tendência mundial e que encabeçará a concorrência econômica no mercado, de acordo com os especialistas.

Neste sentido, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criou em 2013 a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia, que visa o incentivo ao estudo sobre a nanociência e o desenvolvimento de ações neste setor.

Nanotecnologia na medicina

A aplicação da nanotecnologia na medicina abriu um leque de possibilidades para alternativas no tratamento de doenças ou na produção de novos medicamentos mais eficazes. Além disso, esta tecnologia ainda promete aumentar a longevidade de vida das pessoas e o encurtamento no período dos tratamentos e cura das enfermidades.

A nanomedicina (ramo da medicina que surgiu a partir dos estudos da nanotecnologia) pode desenvolver medicamentos menos tóxicos, menos agressivos e que agem diretamente nas áreas do organismo em que são necessários, diminuindo ou anulando os efeitos colaterais.

Outra vantagem da nanotecnologia na medicina é a possibilidade do tratamento de doenças graves e degenerativas, como o câncer e a AIDS, por exemplo. Acredita-se que com a nanomedicina, as células cancerígenas poderiam ser diretamente atacadas por nanorobôs, evitando todos os efeitos negativos dos métodos de tratamento convencionais, como a quimioterapia e radioterapia, por exemplo.

Data de atualização: 14/01/2017. O significado de Nanotecnologia está na categoria: Tecnologia

Significados Populares