Significado de Nas coxas

O que são Nas coxas:

Nas coxas é uma expressão idiomática brasileira. Quando se diz que alguma coisa foi feita nas coxas, isso significa que essa coisa foi feita apressadamente, sem capricho e mal feita.

Vejamos um exemplo da expressão numa frase: "Joaquim, o relatório que você apresentou não estava bom. Me apresente outro que não tenha sido feito nas coxas."

Origem da expressão

A expressão popular "nas coxas" vem do tempo da escravidão. Naquela altura, quando não havia forma para fazer as telhas, estas eram feitas nas pernas dos escravos, mais propriamente nas suas coxas para dar o formato arredondado da telha. Como era natural, cada escravo tinha o seu porte físico específico, o que significava que as telhas nunca saíam iguais. Desta forma, e porque as telhas ficavam irregulares, os telhados muitas vezes ficavam desnivelados. Assim, até os dias de hoje, quando alguém cumpre alguma tarefa sem capricho, sem primor, é dito que essa tarefa foi feita "nas coxas".

No português de Portugal existe uma expressão popular equivalente, cuja origem é a mesma, contudo, em vez de dizerem que algo foi feito "nas coxas" é dito que foi feito "em cima dos joelhos".

Data de atualização: 14/12/2012.