Nefrologia

Atualizado em

O que é Nefrologia:

Nefrologia é uma área de especialização médica que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças nos rins e no sistema urinário.

Relativamente à etimologia desta palavra, ela tem origem no grego, onde nephros significa "rim" e logia significa "tratamento".

Um médico especializado em nefrologia é conhecido como nefrologista, e não se ocupa de doenças que ocorrem exclusivamente nos rins, mas também de condições e doenças como a hipertensão e o diabetes, que podem causar danos nos rins.

Muitas doenças e problemas abordados pela nefrologia ocorrem no néfron, a unidade anatômica e funcional do rim. Essas doenças ou condições adversas podem ser insuficiência renal, cálculo renal, nefrites, infecções urinárias, hipertensão arterial, diálise peritoneal, etc. Alguns medicamentos também podem causar lesões renais.

A hemodiálise é um tratamento comum na área da nefrologia, que filtra substâncias tóxicas do sangue, tornando-o mais puro. A hemodiálise funciona como um "rim artificial", porque cumpre a mesma função de um rim.

No Brasil, para se formar como especialista em Nefrologia, um indivíduo precisa de 10 anos de estudo (6 anos no curso médico, 2 como residente ou estagiário e mais 2 como residente ou estagiário em nefrologia).

Veja também Oligúria.