Significado de Negligente

O que é Negligente:

Negligente é um adjetivo de dois gêneros que classifica aquela pessoa ou instituição que age com negligência, ou seja, que é desatenciosa, descuidada, desleixada.

Ser negligente é mostrar-se insensível, é não assumir a devida responsabilidade diante de situações que demandam certo cuidado e atenção.

Ser negligente é uma característica daquele que é indolente, preguiçoso, inerte, daquele que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.

Negligenciar é se negar a cumprir sua função com afinco, com zelo e com dedicação.

Negligentemente é o advérbio de modo que classifica um comportamento ou atitude negligente. Ex: Ele saiu de casa e negligentemente deixou a porta aberta.

Alguns sinônimos de negligente são: lânguido, vagaroso, descuidado. Por outro lado, alguns dos seus antônimos são: diligente, cuidadoso, atencioso e aplicado.

Negligente, imprudente e imperito

No âmbito da segurança do trabalho, existem os conceitos de negligência, imprudência e imperícia. São conceitos distintos mas que muitas vezes são confundidos, porque podem ter resultados negativos semelhantes.

A pessoa negligente comete um erro, por falta de atenção e apesar de ter que ter cuidado para que não aconteça, tem uma atitude que permite que aconteça o erro ou desastre. Por exemplo, se uma criança morre após ingestão de uma substância tóxica, porque essa substância foi deixada ao seu alcance pelo seu pai, podemos dizer que o pai foi negligente.

Um indivíduo imprudente é aquele que toma uma atitude perigosa, e corre riscos desnecessários, e coloca a sua integridade e a de outras pessoas em risco. A imprudência tem uma componente mais forte de intencionalidade, porque a pessoa sabe que não deveria fazer o que está fazendo. Por exemplo, uma pessoa que dirige um carro em velocidade excessiva em um dia de chuva está sendo imprudente.

A pessoa imperita, ou que comete imperícia, incorre em um erro por falta de conhecimento em uma determinada área. No caso de um profissional acusado de imperícia, o erro é cometido por falta de aptidão ou conhecimento na área em questão.

Data de atualização: 16/10/2014.