Significado de Nêmesis

O que é Nêmesis:

Nêmesis é um substantivo masculino com origem no grego, que indica vingança ou indignação justificada. Também é usada como sinônimo de inimigo.

Nêmesis também pode ser usada para representar algo que uma pessoa não consegue conquistar ou alcançar, ou um rival poderoso que é muito difícil de vencer. Em muitos casos, nêmesis é uma referência a um agente ou ato de castigo ou vingança.

Personagem que faz parte da literatura, fazendo parte da saga "Percy Jackson e os Olimpianos" da autoria de Rick Riordan.

No universo da Marvel, existem várias personagem com o nome Nemesis, mas uma das mais conhecidas é o supervilão criado por Mark Millar, que também é o autor do livro "Kickass Quebrando Tudo!" que também foi adaptado para cinema.

Nêmesis na mitologia grega

Na mitologia grega, Nêmesis era a deusa da vingança, que castigava o comportamento degenerado dos seres humanos. Nêmesis é uma defensora do equilíbrio, justiça e vingança divina, que castigava os homens que quebravam as leis estabelecidas. Além de ser uma opositora da arrogância e orgulho, Nêmesis também defendia as pessoas que tinham sido punidas por crimes que não tinham cometido.

Nêmesis e astronomia

No contexto da astronomia, Nêmesis é uma estrela hipotética, ou seja, cuja existência ainda não foi provada cientificamente. De acordo com alguns defensores desta teoria, a estrela Nêmesis é uma pequena estrela com a órbita milhares de vezes mais distante que a de Plutão.

Em um episódio do documentário "The Universe" do History Channel, a Nêmesis é designada por alguns como a "gêmea maligna do sol", porque hipoteticamente é responsável por eventos catastróficos a cada 26 milhões de anos (duração da sua órbita em redor do Sol).

Publicado em