Significado de Neuromarketing

O que é o Neuromarketing:

O termo neuromarketing refere-se ao uso da ciência cerebral moderna para medir o impacto do marketing e da publicidade nos consumidores.

Durante décadas, os profissionais de marketing procuraram entender o que os consumidores estavam pensando, mas confiaram nas técnicas tradicionais - perguntando o que eles pensavam em grupos focais e pesquisas.

Como as técnicas de neuromarketing são usadas pelas empresas?

As técnicas de neuromarketing são baseadas em princípios científicos sobre como os humanos realmente pensam e decidem, o que envolve processos cerebrais dos quais nossas mentes conscientes não estão cientes.

Quando combinadas com projetos e procedimentos experimentais concretos, essas novas técnicas fornecem ideias que impactam as decisões e ações do consumidor invisíveis às metodologias tradicionais de pesquisa de mercado e das empresas.

O neuromarketing não é um novo tipo de marketing, é uma nova maneira de estudar marketing, por isso faz parte do campo de pesquisa de mercado.Abaixo, listamos as seis principais áreas em que o neuromarketing está sendo usado atualmente.

  • Branding: marcas são idéias na mente que extraem força das conexões que fazem. O neuromarketing fornece técnicas poderosas para medir associações de marcas.
  • Design e inovação de produtos: o neuromarketing pode medir as respostas dos consumidores a idéias de produtos e designs de embalagens que são amplamente automáticos, emocionais e fora de nossa percepção consciente.
  • Eficácia da publicidade: muita publicidade nos afeta por meios inconscientes, mesmo que não pensemos que isso aconteça.
  • Tomada de decisão do comprador: o neuromarketing mostra como os ambientes da loja influenciam diretamente a forma como os compradores decidem e compram, e não é um processo lógico.
  • Experiências online: o mundo online oferece novos desafios aos nossos cérebros antigos. A ciência do cérebro mostra as muitas maneiras pelas quais podemos ser sutilmente influenciados enquanto realizamos nossas atividades on-line.
  • Eficácia do entretenimento: o entretenimento cria experiências na mente das pessoas que podem influenciar atitudes, preferências e ações. O neuromarketing mostra o que acontece quando o entretenimento nos transporta para um mundo imaginário.

O neuromarketing usa uma variedade de ferramentas e técnicas para medir as respostas e o comportamento do consumidor. Isso inclui tudo, desde abordagens relativamente simples e baratas, como rastreamento ocular (medição dos padrões do olhar ocular), análise de expressões faciais e experimentos comportamentais (por exemplo, ver como as alterações nas exibições do produto afetam as escolhas do consumidor), até sensores mais complexos. abordagens baseadas, incluindo biometria (medidas de sinais corporais) que medem transpiração, respiração, frequência cardíaca e movimento dos músculos faciais (eletromiografia [EMG]), bem como neurometria (medidas de sinais cerebrais) que medem a atividade elétrica (eletroencefalografia [EEG]), e fluxo sanguíneo (ressonância magnética funcional [fMRI]) no cérebro.

Data de atualização: 11/09/2019.