Significado dos Neurônios

O que são os Neurônios:

Neurônios são as células que compõem o sistema nervoso, responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que este responda aos estímulos do meio, por exemplo.

O sistema nervoso humano é formado por dois grupos de células: neuróglia e neurônios. Além de ter a função de transmitir os estímulos, os neurônios também transmitem informações entre si através de sinapses, processos que consistem justamente na troca de informações entre essas células.

Todas as ações dos seres humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas, sensações, entre outras coisas somente são possíveis graças aos neurônios.

Estima-se que existam aproximadamente 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso dos seres humanos.

Ver também: significado do Sistema Nervoso.

Partes do neurônio

Os neurônios são divididos nas seguintes partes: corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendritos.

Neurônio

  • Corpo celular / Soma: onde fica localizado o núcleo da célula, o citoplasma e o citoesqueleto, assim como as informações do DNA da pessoa. Também é a partir desta parte que saem as extensões dos neurônio - dendritos e axônio, e onde ocorre a integração das informações.
  • Dendritos: prolongamentos que atuam na recepção dos estímulos nervosos, seja a partir do ambiente ou de outros neurônios. Estes estímulos são transmitidos para o corpo da célula (soma).
  • Axônio: são prologamentos que trasmitem impulsos elétricos do corpo celular.
  • Telodendritos: parte terminal da ramificação do axônio, quando o impulso é transmitido para outro neurônio ou órgão.

Tipos de neurônios

Os neurônios podem ter diferentes formas, dependendo da sua estrutura, por exemplo. Sendo que, neste caso, a forma do neurônio irá interferir diretamente na sua função.

  • Neurônios multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos que partem do corpo celular. Podem ter vários dendritos, mas apenas um axônio.
  • Neurônios bipolares: apresentam dois prolongamentos a partir do corpo celular, sendo um axônio e um dendrito.
  • Neurônios pseudo-unipolares: com apenas um prolongamento partindo do corpo celular, mas este se biforca em dois novos prolongamentos, porém ambos são axônios.
  • Neurônios unipolares: apresentam apenas corpo celular e um prolongamento (axônio). Não costumam ser muito comuns, além de servir como células sensoriais da retina e mucosa olfatória.

Funções dos neurônios

Os neurônios ainda podem ser classificados de acordo com a função que possuem.

  • Neurônios sensitivos ou aferentes: como o nome sugere, estas células transmitem os estímulos de fora do corpo e que são produzidos dentro do organismo e, posteriormente, transmite essas informações para o Sistema Nervoso Central.
  • Neurônios motores ou eferentes: recebem informações do sistema nervoso e transmitem para os músculos e demais glândulas do corpo.
  • Interneurônios: existem no Sistema Nervoso Central (SNC) e servem para transmitir as informações e estímulos entre os próprios neurônios, interpretando desta forma os estímulos sensoriais.

Ver também: Célula e Partes do corpo humano.

Data de atualização: 07/08/2018. O significado dos Neurônios está na categoria: Ciência