Significado de NFC

O que é NFC:

NFC é a sigla em inglês de Near Field Communication (“Comunicação por Campo de Proximidade”, em português), e consiste numa tecnologia que permite a comunicação entre dois dispositivos compatíveis e próximos entre si.

A tecnologia NFC não usa fios ou cabos, e diferencia-se do Bluetooth por funcionar com uma aproximação mínima de 10 centímetros de distância com o dispositivo que deseja receber ou enviar os dados.

Pelo fato da transmissão de informações via NFC ser instantânea, sem a necessidade de inserir senhas ou códigos de acesso, o contato entre os dois dispositivos deve ser mesmo bastante próximo para evitar o envio (ou recebimento) de dados de modo acidental.

Saiba mais sobre o significado de Bluetooth.

São diversos os dispositivos que podem abrigar a tecnologia NFC, como smatphones, tablets, bilhetes eletrônicos, crachás e etc.

As utilidades da tecnologia NFC são inúmeras, como por exemplo a facilidade para pagar as compras do supermercado utilizando o smartphone como um cartão de crédito (mobile payment).

As vantagens do NFC também podem ser exploradas dentro do campo da publicidade (com propagandas interativas em cartazes, por exemplo), no turismo (através de etiquetas informativas com informações exclusivas obtidas quando aproxima-se o celular), entre outras.

Os primeiros dispositivos com a tecnologia NFC surgiram no ano de 2002, através das marcas Philips e Sony. No entanto, este sistema apenas começou a se popularizar em 2004, com a criação da NFC Forum.

Como funciona o NFC?

Os dispositivos devem ser equipados com um chip NFC para que possam funcionam com esta tecnologia.

Após ativar a função NFC no smartphone, por exemplo, basta aproximá-lo de outro dispositivo (receptor) compatível para que a comunicação entre ambas seja ativada. 

Data de atualização: 30/09/2015. O significado de NFC está nas categorias: Tecnologia, Siglas

Significados Populares