Significado de Nhenhenhém

O que é Nhenhenhém:

Nhenhenhém é uma expressão da língua portuguesa que significa falatório, conversa mole. Também é usada para descrever alguém que fala demais, que resmunga e cuja conversa tem sempre um tom incomodativo ou monótono.

O nhenhenhém é muitas vezes um traço irritante de alguém que fala muito e não toma uma atitude. Ex: Deixe de nhenhenhém e faça o que eu mandei!

A expressão "deixar de nhenhenhém" significa parar de reclamar ou de falar e passar para a ação.

Origem de nhenhenhém

A expressão nhenhenhém é uma das várias expressões brasileiras que têm origem indígena. Segundo consta, n'nhaém, nhenhenhém deriva do tupi, que significa idioma, língua. Além disso, em tupi, o verbo falar é traduzido por "nhe'eng".

Na altura da colonização, houve uma grande barreira linguística entre os índios e os estrangeiros, sendo na sua maioria portugueses. Assim, os índios não entendiam nada que os portugueses falavam e vice-versa. Então, é natural que os índios não tivessem interesse na conversa interminável ("nhe'eng nhe'eng nhe'eng" - "falar falar falar") dos colonizadores. Hoje essa expressão foi alterada na sua escrita, mas continua tendo o mesmo sentido de alguém que está aborrecido por outra pessoa que não deixa de "nhenhenhém".

Data de atualização: 12/11/2019.