Significado de Nidação

O que é Nidação:

Nidação é a implantação do blastocisto no endométrio (parede interna do útero), que ocorre cerca de 7 dias após a fecundação.

A palavra nidação tem origem no latim nidus, que significa "ninho”.

Para que ocorra o processo de nidação, é necessário que a mucosa uterina seja previamente preparada pelos hormônios ovarianos e que o ovo (óvulo fecundado pelo espermatozoide) tenha alcançado o estado de desenvolvimento ideal para sua implantação no endométrio.

A nidação normalmente ocorre na parede posterior do corpo do útero, embora o blastocisto possa se implantar em locais fora do útero (gravidez ectópica), o que geralmente leva o embrião à morte e provoca hemorragia na mãe durante o primeiro ou segundo mês de gestação.​

Do momento da nidação até à 8ª semana de gravidez, o ovo passa a ser chamado de embrião. Das 8 semanas de gestação até ao nascimento, recebe o nome de feto.

O processo de nidação não apresenta nenhum sintoma. Um pequeno sangramento pode ocorrer no caso de lesão em pequenos vasos sanguíneos, resultante do estiramento da superfície de fixação do endométrio provocado pelo crescimento do saco gestacional.

Veja também o significado de Desenvolvimento Embrionário.

Data de atualização: 14/12/2018.