Significado de Ninguém

O que é Ninguém:

Ninguém é um pronome que se refere a nenhuma pessoa. Como na frase "ninguém se pronunciou contra o que ela disse", que signfica que nenhuma pessoa se mostrou contra o referido.

Enquanto substantivo, a palavra ninguém significa alguém de pouca importância. Como em "ele é um ninguém", expressão pejorativa para dizer que se trata de uma pessoa não importante para aquele grupo social.

A expressão joão ninguém é uma espécie de gíria brasileira para determinar alguém sem relevância social ou econômica, sem distinção. Quando se diz "fulano era um joão ninguém", na maior parte das vezes se diz isto de uma pessoa sem posses, bens, e que não tem um status social.

É correto dizer que a classificação gramatical de ninguém é pronome indefinido, assim como substantivo masculino. Ela ocupa as duas classes, com significados bem semelhantes.

No caso da frase: "Ele é um ninguém", temos o ninguém como um substantivo masculino, um nome para designar alguém ou alguma coisa, precedido do artigo indefinido "um".

Já na frase "não era ninguém", o ninguém aqui ocupa o papel de pronome indefinido, indicando que não existia nenhuma pessoa.

Como sinônimos de ninguém enquanto pronome, temos as expressões nenhuma pessoa, nem uma pessoa. Como substantivo, ninguém pode ser substituído por desclassificado, desqualificado e desimportante.

Ninguém ou ninguem

A palavra ninguém é sempre acentuada, levando o acento agudo na última sílaba. Portanto a forma ninguem está incorreta.

Isto se dá devido à regra das oxítonas, que estabelece que todas as oxítonas (palavras que tem a última sílaba como sílaba tônica) devem ser acentuadas, caso terminem em A, E, O, EM, e EMS.

Data de atualização: 06/12/2016.