Significado de Nível hierárquico

O que é Nível hierárquico:

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior.

Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades. O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras.

O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

Qual a função do nível hierárquico?

Os níveis hierárquicos são importantes para determinar a forma de organização. Eles determinam quais são as responsabilidades e as funções que devem ser desempenhadas por cada pessoa dentro de uma organização ou de um órgão administrativo.

Da mesma forma, podem representar a hierarquia de classificação das cidades ou da aplicação de leis.

Nível hierárquico empresarial ou institucional

Cada órgão ou empresa possui sua forma de organização, com cargos específicos que são determinados conforme as atividades desenvolvidas.

Por exemplo: a hierarquia em uma empresa ou órgão público pode ser compreendida desde a função de assistente até o cargo de diretor geral.

Para ocupar alguns cargos é preciso possuir uma formação específica em determinada área e experiência de trabalho na função que será desenvolvida.

Veja agora um exemplo de níveis hierárquicos que podem existir em uma organização:

Nível hierárquico
Presidente ou Diretor Geral
Diretor (de setor ou área)
Gerente Geral ou Administrador
Gerente (de setor ou área)
Supervisor ou Coordenador
Assistente ou Auxiliar
Operacional
Estagiário

Nível hierárquico das leis

Em um sistema jurídico, os diferentes tipos de leis que existem também estão submetidos a um nível hierárquico. Isso significa que algumas leis têm prioridade de aplicação em relação a outras. Assim, a hierarquia das leis é relevante para solucionar conflitos sobre qual lei deve ser aplicada em um determinado caso.

Outra aplicação da hierarquia das leis é referente ao controle de constitucionalidade das leis. Em resumo, este controle é a verificação de que uma legislação (como um decreto, por exemplo) está de acordo com os princípios previstos na Constituição Federal.

De forma simples, a hierarquia das leis pode ser estabelecida da seguinte forma:

Hierarquia das leis
1º - Constituição Federal e Tratados Internacionais de Direitos Humanos
2º - Leis Complementares
3º - Leis Ordinárias, Tratados e Medidas Provisórias
4º - Medidas Provisórias e Leis Delegadas
5º - Decretos
6º - Resoluções e Portarias

Nível hierárquico urbano

O nível hierárquico urbano (ou hierarquia urbana) corresponde ao formato e à classificação das cidades, conforme sua forma de organização. É dividido da seguinte maneira: metrópoles, capitais, centros regionais e cidades.

Essa classificação é importante, por exemplo, para que se verifique o grau de influência que uma cidade tem em relação a outras, além de indicar a importância geográfica e social de um local.

A classificação, que foi criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), leva em conta diversos fatores, tais como:

  • o tamanho da cidade,
  • a quantidade de habitantes,
  • tipos de serviços que são oferecidos aos cidadãos,
  • dados econômicos do local.

Leia mais sobre Hierarquia urbana e veja também os significados de Hierarquia.

Data de atualização: 04/07/2019.