Significado de Nocaute

O que significa Nocaute:

Nocaute é uma expressão com origem no inglês knockout, bastante comum em esportes de luta como o boxe e MMA. O atleta que causa o nocaute retira o seu adversário da luta, conquistando assim a vitória.

A palavra nocaute foi adaptada do inglês knockout sendo também conhecida pela sigla K.O., e começou a ser usada no âmbito do boxe. Quando acontece um nocaute, o elemento nocauteado perde a consciência e permanece no solo durante um período de tempo igual ou superior a 10 segundos.

Existe também o T.K.O., conhecido como o nocaute técnico, que acontece quando o juiz decide que não é seguro para um dos atletas que a luta prossiga. Assim, mesmo que o atleta em desvantagem afirme que consegue continuar, o juiz suspende o combate para proteger a integridade física do lutador. Esta também pode ser uma decisão tomada pela autoridade médica, do treinador ou do próprio lutador.

Em esportes de luta, a maior parte dos nocautes são causados por golpes dados na cabeça. No entanto, os nocautes também podem ocorrer graças a ataques no abdome.

Em inglês, a palavra knockout também pode ser usada no sentido figurado, servindo para designar uma pessoa extremamente atraente ou bem sucedida. É como se uma pessoa fosse tão bonita que faz com que os outros percam os sentidos.

Nocaute e locaute

Um locaute, palavra formada da mesma forma que nocaute, tem origem no termo inglês lockout, mas tem um significado diferente. O locaute é uma atitude da direção de uma fábrica ou empresa, que fecha o estabelecimento como forma de pressionar os funcionários a aceitarem algumas das suas medidas, como redução de salários, por exemplo.

Data de atualização: 23/10/2014.