Significado de Nylon

O que é Nylon:

Nylon (ou náilon em português) é uma fibra sintética obtida através de combinações químicas. Wallace Hume Carothers foi o criador desse material que pertence ao mesmo grupo das poliamidas. Um tecido feito com nylon significa que é um tecido elástico, leve e resistente. É muito utilizado na fabricação de roupas esportivas, roupas íntimas, maiôs, biquínis, meia-calça, etc. As linhas de pesca também são produzidas com nylon.

Outras caraterísticas dos tecidos de nylon são: durabilidade, é de fácil lavagem e não necessita passar a ferro, é macio, liso e suave, possui baixa absorção de umidade, pode ser tingido com uma diversidade de cores, pode ter muito ou pouco brilho, etc.

O nylon, sendo da mesma família dos plásticos, levanta questões sobre os danos causados no meio ambiente. O nylon não é biodegradável e utiliza matérias primas não renováveis na sua produção.

Etimologia

Há muitas versões para a origem da palavra nylon. Segundo a empresa DuPont, que registrou a patente da fibra criada em seus laboratórios, o prefixo “nyl” foi escolhido aleatoriamente para juntar-se a “on” que é sufixo de muitos nomes de fibras em inglês, como por exemplo: cotton, rayon, etc,

Data de atualização: 11/01/2021.