Função do DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que carrega as informações genéticas (o material hereditário) dos seres vivos – incluindo nós, seres humanos. Características físicas, como a cor da pele ou a cor dos olhos, estão presentes no nosso DNA.

Dá para comparar o DNA com um livro de receitas, pois ele contém as orientações necessárias para a criação e o desenvolvimento de um organismo vivo, seja ele uma árvore, um fungo ou um ser humano.

As instruções biológicas contidas no DNA são passadas de geração a geração por meio da reprodução.

DNA
Imagem ilustrativa de uma molécula de DNA

O funcionamento do DNA

A molécula de DNA possui informações sobre o que somos e o que precisamos para nos desenvolver. Assim, ao mesmo tempo em que o DNA armazena nossas características genéticas, ele detém as instruções necessárias para a formação de proteínas, macromoléculas que têm muitas funções vitais.

O crescimento e a manutenção dos tecidos do nosso corpo, por exemplo, dependem da síntese proteica, que é o processo de produção de novas proteínas.

Nesse processo, o DNA tem função central, já que é ele quem determina o posicionamento de moléculas orgânicas chamadas aminoácidos.

Cada proteína pode ter milhares de aminoácidos em sua composição. Todas as proteínas do nosso corpo são feitas a partir do modelo fornecido pelo DNA.

O processo de produção de novas proteínas ocorre por meio de algumas etapas. O DNA necessita converter os aminoácidos em proteínas. Como o DNA está dentro do núcleo e os aminoácidos estão fora do núcleo (no citoplasma), proteínas chamadas enzimas transcrevem as informações do DNA em cópias intermediárias: o RNA.

A primeira parte desse processo é a transcrição gênica. Esse processo ocorre no núcleo da célula e consiste na cópia das informações do DNA nessa molécula mensageira chamada RNA (RNA mensageiro).

A segunda parte do processo é a tradução. Por ser menor, a molécula recém-formada de RNA é capaz de transpor os poros do núcleo, entrando no citoplasma. O RNA navega pelo citoplasma, transportando os aminoácidos, até o ribossomo. As informações são traduzidas no ribossomo, onde ocorre a síntese proteica.

Veja também: Proteínas e Aminoácidos.

Veja outros significados: