O que é o Inbound Marketing e como funciona

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que utiliza a produção de conteúdos relevantes sobre determinado assunto, para atrair o público-alvo de uma empresa. O objetivo é que futuramente esse público se torne cliente.

O ponto-chave do Inbound Marketing é produzir conteúdos relevantes, para que as pessoas se atraiam por sua marca de forma orgânica (sem pagar para ler, ver ou ouvir esse conteúdo).

Essa atração é feita através de conteúdos que respondam às dúvidas, solucione problemas, e satisfaça o desejo de um certo público-alvo (um determinado grupo de pessoas).

Além disso, o Inbound Marketing tem o objetivo de não só atrair, mas fazer com que as pessoas que chegam ao conteúdo, engajem com a marca. Ou seja, elas se relacionam e tiram algo positivo disso.

No Inbound Marketing as empresas criam estratégias para que as pessoas busquem sua marca para saber de algo ou comprar algo, e não ao contrário.

Esta estratégia está ligada com a criação da autoridade de uma marca, ou seja, o reconhecimento de que aquela marca responde às necessidades de maneira eficaz.

passo a passo do inbound marketing

Diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

O Outbound Marketing, ou Marketing Tradicional, é conhecido como o Marketing de interrupção.

Posts patrocinados nas redes sociais, anúncios em sites ou até mesmo propagandas durante a sua programação de TV favorita, são exemplos de Outbound Marketing.

Diferente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing é conhecido por passar a sua mensagem de forma orgânica, ou seja, sem interrupções ou mídias pagas agressivas. Sem a intenção de interromper o cliente no seu conteúdo.

No Inbound Marketing o cliente quer comprar da marca e no Outbound Marketing, a marca quem procura o cliente para vender.

O Outbound Marketing se baseia em três pilares principais: informar, persuadir e relembrar.

Já o Inbound Marketing está baseado em três pilares diferentes: demonstrar, envolver e empoderar. Esses pilares são a ideia de que os clientes querem ser, além de persuadidos, encantados e ter suas dores, dúvidas e sentimentos reconhecidos por determinada marca.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Os conceitos de Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo geralmente são vistos como iguais. Ambos buscam gerar conteúdos relevantes para atrair, envolver, encantar e criar conexão com o cliente.

Porém, além disso, o Inbound Marketing cria estratégias específicas para que as pessoas comprem o produto ou serviço de uma empresa e se fidelizem a ela.

O Inbound Marketing busca se relacionar com estes potenciais clientes através do conteúdo, com o objetivo de vender mais, com menos custo para a própria empresa.

Isso só é possível quando a marca produz conteúdo de valor, para um determinado grupo de pessoas que se interessa pelo assunto.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que trabalha de forma mais geral, focando no contexto da marca. Ele cria conteúdo focado em relacionamento com as pessoas e atendimento.

Ou seja, podemos dizer que o Inboud Marketing é uma estratégia mais técnica do que o Marketing de Conteúdo.

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Data de atualização: 30/03/2021.