Inteligência artificial: o que é, como funciona e exemplos

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista

Inteligência artificial é a tecnologia capaz de construir computadores e máquinas que tomam decisões autônomas baseadas em um tipo inteligência que imita a dos seres humanos.

A inteligência artificial é comumente abreviada em IA ou AI (artificial intelligence, na tradução em inglês).

Os filtros usados nas redes sociais, as assistentes virtuais e os assistentes de limpeza, como os robôs aspiradores, são exemplos de aparelhos que utilizam inteligência artificial.

Como funciona a inteligência artificial

A IA é a ciência responsável por desenvolver máquinas e programas de computadores capazes de pensar e reagir racionalmente. Ao serem programados para realizar uma função, esses computadores conseguem executá-la com eficiência e não precisam de supervisão. Também conseguem detectar, resolver problemas e tomar decisões.

São usados algoritmos para programar funções ou fazer com que as máquinas aprendam a partir de informações contidas em banco de dados. Os algoritmos nada mais são do que uma sequência de informações que conduzem a performance do software.

O aprendizado de uma máquina pode ser dividido em duas subcategorias: Machine Learning (aprendizagem de máquina) e Deep Learning (aprendizagem profunda ou aprendizagem de máquina não supervisionado).

A diferença entre as subcategorias é explicada pela forma como o algoritmo está definido para aprender. Em Machine Learning, as máquinas conseguem aprender a partir de dados estruturados, que já foram supervisionados por humanos.

Em Deep Learning, as máquinas conseguem aprender a partir de dados que não estão estruturados, ou seja, com base em dados aleatórios, que ainda não foram organizados ou contextualizados, como por exemplos: textos soltos disponíveis online, imagens ou sons.

O aprendizado de máquina profundo (Deep Learning) é um avanço significativo da IA, porque permite diminuir, ainda mais, a necessidade da interferência humana. Máquinas e computadores programados com esse tipo de aprendizagem utilizam redes neurais, que se inspiram na forma humana de pensar.

Isso torna possível que uma máquina possa executar tarefas antes consideradas exclusivas da inteligência humana, como criar imagens e textos ou dirigir carros.

A obra "Théâtre D’opéra Spatial" do artista Jason Allen, por exemplo, foi criada por IA e venceu o Concurso de Artes da Feira Estadual do Colorado.

Obra de arte de Jason Allen feita através de Inteligência Artificial mostra salão com estética clássica em tons de marron, laranja e branco.
Obra "Théâtre D’opéra Spatial". Créditos: Jason Allen.

Exemplos de inteligência artificial

A IA já faz parte do cotidiano das pessoas comuns. Muito da tecnologia que se usa nas redes sociais, nos serviços de streaming ou na limpeza da casa são consideradas tipos de inteligência artificial.

A tecnologia é aprimorada a cada dia e, aos poucos, é introduzida no mercado de consumo. Conheça alguns exemplos de inteligência artificial que já são populares no mundo todo:

Filtros das redes sociais

Os filtros utilizados principalmente em vídeos e fotos, capazes de detectar os rostos humanos (e de alguns animais) e substituí-los por máscaras ou ilustrações engraçadas são tipos de IA.

Robôs repositores de estoques em supermercados e lojas

Já existem robores capazes de circular entre estoques e produtos expostos em supermercados, fazendo a verificação de quais produtos precisam ser recolocados ou substituídos e se existem etiquetas com preços errados. Alguns desses robôs, inclusive, já fazem a reposição dos produtos.

Assistentes de limpeza: robôs aspiradores

Os assistentes de limpeza, também chamados de robôs aspiradores, fazem parte dos aparelhos geridos por inteligência artificial. São produtos capazes de aspirar sozinho os ambientes, mapear os locais da casa, detectar e desviar de objetos ou escadas, assim como voltar para a base de carregamento sozinhos.

Assistentes virtuais

São assistentes que utilizam a inteligência artificial para realizar as mais variadas funções, como ligar ou desligar sistemas de sons, luzes e tomadas, fazer chamadas. Ou iniciar o funcionamento de outros aparelhos conectados à internet (internet das coisas), como robôs de cozinha, robôs de limpeza, entre outros.

As assistentes virtuais também conseguem responder perguntas, dar informações e contar piadas.

Ferramentas de reconhecimento e catalogação de vídeos, imagens e sons

São ferramentas capazes de reconhecer lugares, rostos, músicas e sons em vídeos, fotos e músicas. Esse tipo de ferramenta tem múltiplas funções, entre elas, está o reconhecimento de pessoas em câmeras de vigilância.

Ferramentas de recomendação de vídeos

É uma ferramenta muito utilizada em plataformas como o Youtube ou serviços de streaming. A IA consegue identificar um padrão de gostos e consumo, e recomendar canais, filmes e séries que serão da preferência do utilizador.

Ferramentas de criação e edição de textos e imagens

São ferramentas capazes de criar imagens e textos. Com base em informações online, a ferramenta consegue criar um conteúdo novo e que pode seguir estilos específicos. Por exemplo, textos em padrão jornalístico ou imagens ao estilo de determinado artista.

Carros autônomos

Ainda não estão amplamente disponíveis, mas a IA pretende criar carros verdadeiramente autônomos, sem a necessidade de um motorista. Com a IA, os automóveis seriam inteligentes e estariam todos conectados, impedindo a ocorrência de acidentes ou retirando a necessidade da existência de semáforos.

Conheça também a história da evolução dos computadores e dos meios de comunicação.

Taysa Coelho
Revisão Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.
Outros conteúdos que podem interessar