O que é PIS/PASEP
O PIS e o PASEP são programas que promovem a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas ou órgãos públicos. São contribuições sociais pagas por empresas privadas e públicas com a finalidade de custear benefícios para o trabalhador e, assim, distribuir melhor a renda nacional.
PIS é a sigla do Programa de Integração Social. Ele é destinado aos trabalhadores do setor privado. Quem faz a administração desse programa é a Caixa Econômica Federal.
Leia mais sobre o PIS.
Já PASEP é a sigla de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Esse programa é destinado aos trabalhadores do setor público e é administrado pelo Banco do Brasil.
O dinheiro pago pelas empresas tem como destino um fundo único: o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Vêm do FAT recursos para pagar benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego. Esses recursos também servem para financiar programas de desenvolvimento econômico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ambos os programas foram criados separadamente em 1970, mas foram unificados em 1975. Com a unificação, criou-se o chamado Fundo PIS/PASEP. Entre 1971 e 1988, os empregadores (empresas privadas e órgãos públicos) faziam depósitos em nome dos trabalhadores, que possuíam uma cota desse fundo. A partir de 1988 o regime de cotas foi abolido. Desde então, os recursos são destinados ao FAT.
Gostou desse conteúdo? Experimente ler estes também:
-
Órgão Expedidor: o que é e onde fica no RG
- Significado de FGTS
- Significado de PIS
-
10 Mandamentos de Deus (e seus significados)
-
Valores humanos: o que são, definição e exemplos
-
32 exemplos de valores humanos
- Pirâmide de Maslow: o que é, para que serve e exemplos
- Metro Quadrado (m²): o que é e como calcular
- Sustentabilidade
-
Tipos de ideologias e suas principais características