O que é proatividade e o que é ser uma pessoa proativa

Proatividade é a qualidade ou atributo de uma pessoa com responsabilidade, iniciativa e, principalmente, que se antecede a resolver problemas. É aquela que traz solução ou possíveis resoluções e se responsabiliza por suas ações.

Uma pessoa proativa é aquela que se prontifica para resolver situações, ou que toma a iniciativa para auxiliar em algo, mesmo que aquilo não seja a sua obrigação. É o tipo de pessoa que busca soluções, mesmo que a situação seja considerada difícil.

A proatividade é considerada o contrário da reatividade. Pessoas reativas tendem a agir apenas quando um problema torna-se sério ou quando é o seu dever resolver. Já uma pessoa proativa é aquela que se antecede às circunstâncias.

Por isso que pessoas proativas enxergam os problemas ou desafios como uma possibilidade de se aperfeiçoar e como oportunidades para exercer a sua criatividade para resolvê-los.

Por exemplo, diariamente recebemos estímulos, como demandas no trabalho, estudo, situações na vida pessoal, ou de amigos e familiares que precisam de auxílio. Ao receber estes estímulos, uma pessoa pode ser reativa, ou seja, não resolver as situações ou procurar possíveis soluções, por achar que não são suas obrigações.

Já uma pessoa proativa toma a iniciativa de encontrar soluções ou possibilidades para resolver estas questões, mesmo que não seja o seu dever resolvê-las.

Proatividade no trabalho

Uma das qualidades mais buscadas pelas organizações hoje em dia é a proatividade, seja no momento de contratar ou promover colaboradores.

É importante para as empresas terem funcionários proativos, que assumam a responsabilidade do seu trabalho e que consigam encontrar várias formas de executar uma ação, solucionar problemas e prevenir prejuízos.

Geralmente, pessoas proativas no trabalho são aquelas que:

  • Não são apenas passivas, mas conseguem pensar além do seu próprio trabalho para trazer novas ideias e soluções para a empresa;
  • Contribuem para o futuro da empresa;
  • Conseguem pensar em soluções quando ocorrem imprevistos;
  • São positivos em encontrar soluções, mesmo em situações difíceis;
  • Assumem a responsabilidade das suas ações;

5 exemplos de proatividade

  1. Um aluno que contribui sempre com a aula, fazendo perguntas, respondendo às questões feitas pelo professor e tentando ajudar de alguma forma;
  2. Cidades que adotam uma abordagem proativa no combate ao crime, contratando mais profissionais de segurança pública;
  3. Profissionais que, antes de ter uma reunião no trabalho, anotam questões relevantes que podem contribuir com novas ideias para a empresa;
  4. Diretores financeiros de uma empresa que estudam os padrões de ganhos da empresa para garantir que ela não corra o risco de ficar sem caixa a qualquer momento, nos próximos um ou dois anos;
  5. Um pai ou mãe que percebe que o filho está acumulando matérias para estudar e ajuda-o a criar um cronograma de estudo que seja mais fácil de seguir.

Data de atualização: 05/07/2021.