Significado de Oclusão

O que é Oclusão:

Oclusão é um substantivo feminino da língua portuguesa e significa o ato ou a ação de fechar, impedir um fluxo natural com um bloqueio ou fechamento proposital.

Na medicina, a oclusão seria a obliteração, ou seja, o fechamento momentâneo de uma abertura natural do organismo. Este é considerado um procedimento cirúrgico no corpo humano, e acontece como uma tentativa de solucionar alguma patologia física.

O antônimo de oclusão é a inoclusão, quando não há um fechamento ou lacramento total da abertura, por exemplo.

Oclusão intestinal

A oclusão intestinal, também conhecida por obstrução intestinal ou popularmente por "prisão de ventre", é o bloqueio parcial ou total do bolo alimentar através do sistema digestivo/intestinal.

As causas da oclusão intestinal podem ser mecânicas, ou seja, algo que está impedindo a passagem do alimento (vermes, traumatismos ou complicações pós-cirúrgicas), ou decorrente de alguma doença, como uma infecção intra-abdominal, problema nos rins e pulmões ou distúrbios metabólicos.

Oclusão dentária

A oclusão dentária é a relação entre a mandíbula superior e inferior da arcada dentária ao fechar a boca. Normalmente, os dentes da mandíbula superior devem cobrir ligeiramente os da mandíbula inferior, formando uma estrutura dentária perfeita.

A má oclusão dentária acontece quando há algum tipo de alteração na estrutura das mandíbulas, afetando todo o mecanismo dentário (dentes, gengivas, ossos, ligamentos, músculos e etc).

Oclusão vascular

A oclusão vascular é uma estratégia que é bastante utilizada durante os treinamento para enrijecimento e crescimento dos músculos (hipertrofia). A técnica consiste em bloquear o fluxo sanguíneo para determinada região muscular durante o treinamento físico, com a intenção de potenciar o ganho de massa muscular.

Data de atualização: 18/12/2014.