Significado de Oculto

O que é Oculto:

Oculto significa aquilo que é secreto, escondido, que não se deixa ver.

Oculto é um adjetivo de origem no latim, "occultu", que é tudo aquilo que está encoberto, que é misterioso.

Em filosofia, a palavra oculto se refere às causas que não podem ser conhecidas em si mesmas e só são reveladas em consequência dos efeitos que causam.

Ciências ocultas são as ciências cujo conhecimento e práticas, estão envoltas em mistérios. Ex: a astrologia, a magia, a alquimia, a cabala etc.

A palavra apócrifo, é um adjetivo qualificativo, de origem grega, que significa oculto, aquele que não foi explorado. Da mesma forma, a palavra arcano, é um adjetivo que também significa oculto, secreto, cabalístico. É cada uma das cartas do baralho de tarô, que representa o que está oculto, o que é misterioso.

Para muitas culturas, a coruja é um animal que representa a poderosa conhecedora do oculto, por ter hábitos noturnos, permanecendo com os olhos arregalados, na escuridão, e estar sempre vigilante aos movimentos e barulhos noturnos.

Amigo oculto, também denominado de amigo secreto, é uma brincadeira, que é realizada no Natal, onde os participantes fazem um sorteio secreto, entre si, e trocam os presentes, sem saber quem lhe sorteou ou o que vão receber.

Data de atualização: 21/05/2013.