Significado de Oficial

O que é Oficial:

Oficial é um adjetivo que designa tudo o que é proposto, declarado ou ordenado por uma autoridade reconhecida; tudo aquilo que é relativo ou emana do Governo.

Oficial ainda pode estar relacionado com "aquilo que é autêntico". Exemplo: perfil oficial, biografia oficial, história oficial e etc.

O termo "oficial" também é usado para classificar, hierarquicamente, as pessoas que fazem parte da administração do Governo, ou seja, indivíduos do alto funcionalismo que possuem importantes cargos e grandes responsabilidades. Exemplo: oficial de justiça e oficial legislativo. O oficial de justiça é aquele que efetua citações, intimações e diligências judiciais; os escrivães.

Uma ação ou ato oficial é caracterizado por ser revestido de formalidades e burocracias, normalmente atribuídos por um órgão ou instância de poder superior, como um tribunal de justiça ou a câmara legislativa. Por norma, as decisões do Governo ou das instituições superiores são apresentadas na forma de documentos oficiais, que oficializam como vigente determinada ordem, por exemplo.

Nas forças armadas, o título de "oficial" é atribuído ao militar que possui um cargo hierárquico superior ao de subtenente (no Exército), e ao de suboficial (na Marinha e Aeronáutica).

Oficial ainda é o nome dado ao profissional que trabalha de seu ofício, em uma posição inferior ao de mestre.

Diário Oficial

No Brasil, a imprensa oficial, que representa e publica todos os assuntos inerentes ao governo estadual, municipal e federal é chamado de "Diário Oficial".

Todas as leis, decisões e demais assuntos relevantes ao interesse federal devem ser publicados no Diário Oficial da União (D.O.U) para que possa ser considerado válido no território nacional.

Este veículo de comunicação da Imprensa Nacional tem periodicidade diária, ou seja, todos os dias tem um novo exemplar do Diário Oficial disponível nas bancas de jornais ou virtualmente, no site da Imprensa Oficial na internet.

Data de atualização: 30/01/2015.