Significado de Oiapoque

O que é Oiapoque:

Oiapoque é um município brasileiro localizado no extremo norte do estado do Amapá. Este também é o nome dado ao rio que delimita a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, que nasce na serra do Tumucumaque e deságua no oceano Atlântico.

A palavra Oiapoque vem do tupi-guarany, sendo derivada do termo "oiap-oca" e significa “casa dos Waiãpis” ou “casa dos guerreiros ou parentes”. O município do Oiapoque está há cerca de 500 km da capital amapaense, Macapá, fazendo divida com Saint George, um pequeno vilarejo colonizado pelos franceses.

O município foi criado em 1945, através do Projeto de Lei nº 7.578, de 25 de Maio, e recebeu este nome justamente pela presença predominante dos descendentes dos povos Waiãpi, que ocupavam toda a área da extensão do rio Oiapoque ("casa dos Waiãpis").

Antigamente, o rio Oiapoque era chamado de "Vicente Pizon", em homenagem ao explorador espanhol que descobriu e percorreu toda a região.

Os portugueses e os franceses assinaram em 1713 o Tratado de Utrecht, que estabelecia um limite de divisão entre as duas colônias, o rio Oiapoque (ou Vicente Pinzón, na época) foi o ponto que estabeleceu a linha fronteiriça.

No entanto, os conflitos continuavam entre os dois países pela posse da região. Apenas no começo do século XX, com iniciativa do Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), que a questão foi solucionada, através da assinatura do Laudo Suíço.

No Brasil, a expressão "do Oiapoque ao Chuí" é muito popular e é utilizada para definir o nível de abrangência de alguma coisa no país, algo que vai "de norte a sul" (Chui é uma cidade localizada no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul). Popularmente, as cidades de Oiapoque e do Chuí são os dois pontos mais extremos do Brasil.

Data de atualização: 22/12/2014.