Significado de Oikos

O que é Oikos:

Oikos é uma palavra de origem grega e que pode ser traduzida para o português como “casa”, “ambiente habitado” ou “família”.

Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.

O oikos da Grécia Antiga era similar aos feudos medievais, grandes propriedades rurais ou casas dominadas por um senhor, que abrigavam súditos e uma população local livre que obedecia as ordens do senhor do oikos, mas que tinham a liberdade para abandonar o local quando quisessem.

A economia dos oikos era essencialmente rural, sendo que a fonte de sobrevivência vinha da agricultura e pecuária.

Nesta época, também era comum a presença dos demiurgos, que eram viajantes que andavam de oikos em oikos realizando algumas tarefas especializadas, como feitiçaria, adivinhação, curandeirismo e etc.

O termo oikos também é utilizado como um prefixo que dá a origem etimológica da palavra ecologia (Ökologie), em que oikos significa “casa” e logos que dizer “estudo”.

Ou seja, ecologia significa “o estudo da casa” ou “estudo do ambiente habitado”, em termos gerais seria o estudo do lugar onde se vive.

Saiba mais sobre o significado de ecologia.

Data de atualização: 14/07/2015.