Significado de Ojuobá

O que é Ojuobá:

Ojuobá é uma palavra da língua Yorubá e significa "Os Olhos do Rei" ou "Os Olhos de Xangô". Ojuobá faz parte do culto do Orixá Xangô, pois representa um Oyê, ou seja, um título de honra concedido a pessoas que se tornavam altos sacerdotes no culto de Xangô em África ou no candomblé no Brasil.

A língua Yorubá é falada pelo povo africano que se encontra no sul do Saara, e tem entre 20 a 30 milhões de falantes. Em Yorubá Oju significa "olhos" e Obá significa "rei".

A designação "Ojuobá" foi atribuída a muitas pessoas, tanto no Brasil como na África. Na Bahia, Hilário Remídio das Virgens era conhecido como Ojuobá e Pierre Fatumbi Verger recebeu o título de Ojuobá de Mãe Senhora (Oxum Muiwà).

Existem vários grupos culturais e musicais com o nome Ojuobá. De igual forma, existem muitas músicas que utilizam esse termo nas suas letras. Como exemplo temos a música "Milagres do Povo", interpretada por Caetano Veloso: Ojú obá ia lá e via / Ojú obá ia.

O samba-enredo do Carnaval de 2012 da escola de samba Mocidade Alegre usou o termo Ojuobá como título e tema. A escola de samba teve como inspiração o romance de 1969 de Jorge Amado, "Tenda dos Milagres", onde o personagem Pedro Archanjo era chamado de Ojuobá.

Data de atualização: 31/05/2013.