Significado de Oligúria

O que é Oligúria:

Oligúria é o termo médico usado para definir a diminuição da quantidade de urina, também chamada de débito urinário.

A oligúria é diagnosticada quando o volume de urina é menor do que 400 ml em um dia ou 30 ml em uma hora, sendo considerado que a média de um adulto saudável é de 800 ml de urina por dia.

As principais causas de oligúria são a diminuição do fluxo renal ou pressão baixa. A oligúria também pode ser causada por desidratação ou por outras alterações fisiológicas.

A diminuição da quantidade de urina pode indicar alguns problemas de saúde como desidratação, insuficiência do funcionamento dos rins, obstrução do canal urinário. Também pode ser um sintoma de síndrome nefrótica, que acontece quando há excesso de eliminação de proteínas através da urina.

A oligúria deve ser tratada pela nefrologia, que é a área médica que cuida de doenças renais e urinárias. Um médico urologista também pode diagnosticar oligúria.

Saiba mais sobre o significado de Nefrologia e Urologista.

A oligúria também pode acontecer em crianças. A pediatria considera o diagnóstico quando é verificado que a urina está abaixo de 0,5 ml por hora e por quilo, conforme o peso da criança.

Existem outros problemas urinários: anúria, poliúria, disúria e nictúria. A anúria é a ausência total de urina ou inferior a 100 ml por dia e a poliúria é a quantidade de urina em excesso, acima de 2,5 litros por dia.

Já a disúria significa sentir um desconforto ou dor ao urinar e a nictúria acontece quando a frequência urinária à noite é maior do que durante o dia.

O significado de Oligúria está na categoria: Medicina