Significado de Omisso

O que é Omisso:

Omisso é aquele que deixa de fazer alguma coisa. Ser chamado de omisso corresponde a dizer que a pessoa deveria ter cumprido com alguma obrigação e não o fez.

Também é aquilo que foi ocultado, não foi exposto e portanto omitido. Normalmente associado ao comportamento mentiroso: "ele não foi mentiroso, foi omisso", ou seja, a pessoa deveria ter mencionado alguma coisa fundamental à questão, mas ao omitir, quando revelado faz parecer uma mentira.

O comportamento desleixado ou negligente também é característica de uma pessoa omissa. Uma coisa omissa é aquela que foi feita de forma descuidada, com lapsos, erros, coisas a se fazer, ou que foi esquecida.

Ser omisso é faltar com a palavra, com a presença, ou com alguma atitude. Um pai omisso é aquele que não assume sua função de pai, na criação do filho de forma substancial e emociona. Assim como do outro lado, um filho omisso é aquele que não presta atenção às necessidades dos pais, que não retorna à casa para fazer visitas depois de adulto, entre outras situações de afastamento.

A palavra omisso é um adjetivo que tem origem no latim omissus e omittere, que significam deixar escapar, não falar de. Formado por ob, prefixo de intensidade, mais mittere, que é deixar ir.

Entre os sinônimos de omisso estão omitido, suprimido, ocultado, ausente, negligente, descuidado, relapso e desleixado.

Os antônimos são as palavras presente, claro, evidente, revelado, mencionado, citado, referido, visível. Assim como cuidadoso, aplicado, atencioso, atento e dedicado.

Um caso omisso, de acordo com o Direito Brasileiro, é uma situação que não está prevista na lei. E a lei omissa é aquela que tem lacunas e dá espaço a interpretações confusas e/ou oportunistas.

CPF Omisso é uma situação fiscal estabelecida pela Receita Federal para identificar aqueles registros com problemas tributários, com falta nas declarações anuais.

Veja também: Omissão

Data de atualização: 23/11/2016.