Significado de Oncologia

O que é Oncologia:

A oncologia ou cancerologia, como também é chamada no Brasil, é a especialidade da medicina que estuda as neoplasias (tumores) benignas e malignas.

É a oncologia que estuda o desenvolvimento dos tumores no organismo e determina o tipo de tratamento mais adequado para cada caso.

A palavra "oncologia" tem origem nos termos gregos onkos = volume e logia = estudo​. Sabe-se atualmente que o volume (onkos) é causado pelo acúmulo de células cancerosas em determinado local do corpo.

A quimioterapia, os medicamentos alvo-direcionados, as terapias endócrinas e as imunoterapias são algumas das ferramentas utilizadas pela oncologia clínica no tratamento do câncer.

A oncologia conta com o auxílio de outras especialidades como cirurgia, pediatria, patologia, radiologia, psiquiatria, bem como de outros profissionais da saúde como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

O médico especializado em oncologia é o oncologista, sendo ele o médico clínico responsável pela prescrição dos tratamentos para o câncer.

Data de atualização: 06/11/2014.