Significado das Ondas gravitacionais

O que são Ondas gravitacionais:

Ondas gravitacionais são ondulações de gravidade causadas pela movimentação de objetos no espaço.

A teoria das ondas gravitacionais é da autoria de Albert Einstein, um dos mais importantes físicos do século XX e que afirma que objetos em movimento no universo causam uma ondulação no contínuo espaço-tempo.

Descubra mais sobre o significado da Gravidade.

O conceito das ondas gravitacionais faz parte da Teoria da Relatividade de Einstein, que foi publicada em 1915.

Segundo o famoso físico, a gravidade é uma distorção do próprio espaço. Desta forma, quando objetos que gravitam se movimentam, causam uma onda no espaço, semelhante ao que acontece quando é lançada uma pedra em um lago, por exemplo.

As ondas gravitacionais são vibrações no "tecido" do tempo-espaço, e quando esta vibração passa pela Terra, o espaço que lhe é correspondente é esticado e comprimido de forma alternada.

As ondulações de gravidade causadas pelos objetos são difíceis de detectar, porque libertam pouca energia e mesmo as ondas criadas a partir do movimento ou explosão de planetas e estrelas não emitem energia detectável.

Ver também: o significado da Teoria da Relatividade.

Descoberta das ondas gravitacionais primordiais

Apesar de terem sido previstas teoricamente por Albert Einstein em 1915, apenas em 2016 foi possível comprovar cientificamente a sua existência.

No dia 11 de fevereiro de 2016, a National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência) revelou que foram detectadas ondas gravitacionais pela primeira vez, através de experiências conduzidas em dois observatórios localizados nos Estados Unidos, principais participantes do projeto aLIGO (Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory ou Observatório Avançado de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, na tradução para o português).

Neste episódio, as ondas gravitacionais conseguiram ser detectadas a partir da colisão de dois buracos negros, localizados há milhões de anos-luz de distância da Terra.

Assim, a teoria avançada por Einstein foi comprovada mais de um século depois da sua publicação.

Saiba mais sobre o significado dos Buracos Negros.

Ondas gravitacionais primordiais

São designadas como primordiais as ondas gravitacionais que surgiram na formação do universo, de acordo com a Teoria do Big Bang​.

Segundo a teoria da inflação cósmica, o universo se expandiu exponencialmente depois do Big Bang, originando ondas gravitacionais primordiais, cuja radiação seria detectável aproximadamente 380.000 anos após o Big Bang,

Aprenda mais sobre a Teoria do Big Bang.

Data de atualização: 08/04/2016.