Significado de Oosfera

O que é Oosfera:

Oosfera é uma célula sexual feminina constituinte do óvulo vegetal. Para originar o embrião das plantas, há uma fusão da oosfera com um dos núcleos geradores do grão de pólen durante a fecundação.

Os gametas femininos são determinados no interior do óvulo das plantas para fundirem com os gametas masculinos e dar origem ao zigoto. Nas plantas espermatófitas (angiospermas e gimnospermas) - aquelas que produzem sementes - o zigoto resultante da fecundação da oosfera é transformado em um embrião que se encontra dentro da semente.

O zigoto produz o esporófito, a fase diplóide que produz esporos. O esporo feminino denomina-se megásporo (célula-mãe do óvulo) e o esporo masculino denomina-se micrósporo (correspondente ao grão de pólen).

Quando o grão de pólen se dispersa (polinização) encontra o arquegônio, que é uma estrutura reprodutiva feminina onde se forma o gameta feminino (oosfera). Nesse processo, um tubo polínico se forma e libera os anterozóides que irão nadar até o arquegônio e fecundar a oosfera.

Data de atualização: 21/10/2012.