Significado de Operação greenfield

O que é a Operação greenfield:

Operação greenfield é uma investigação da Polícia Federal sobre fraudes nos fundos de pensão da Caixa Econômica Federal (Funcef), Petrobrás (Petros), Banco do Brasil (Previ), e Correios (Postalis).

Greenfield é um termo empresarial para determinar um investimento em uma empresa ainda estágio inicial, um projeto empreendedor que não saiu do papel e precisa de capital para ser lançado. Esse capital é o investimento Greenfield, palavra em inglês que em uma tradução livre pode ser entendida como campo verde.

O nome operação greenfield faz alusão ao fato das fraudes consistirem em avaliações superestimadas dos projetos futuros financiados pelos fundos de pensão.

Fundos de Pensão são instituições sem fins lucrativos que funcionam como um plano de previdência coletivos. O trabalhador investe em um fundo de pensão para receber uma aposentadoria complementar no futuro.

O fundo de pensão, por sua vez, reinveste o dinheiro recebido, de forma a administrar estas receitas. O patrimônio dos fundos de pensão pode ser aplicado em imóveis, ações, títulos de renda fixa e inclusive em participações em empresas privadas, desde que siga as regras do Banco Central.

Veja mais sobre o significado de Fundos de Pensão.

Depois de sucessivos anos em déficit, os quatro principais fundos de pensão do Brasil chamaram a atenção da Polícia Federal e do Ministério Público, com indícios de gestão fraudulenta. O déficit, no caso dos fundos de pensão, quer dizer que as receitas e patrimônio contabilizados ao fim de um ano eram inferiores aos benefícios que pagavam aos pensionistas.

Data de atualização: 28/11/2016.