Significado de Oposição

O que é Oposição:

Oposição significa impedimento, obstáculo. É o ato de opor ou opor-se contra algo, ou seja, de colocar-se contrário diante de alguma situação. É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico.

Na área jurídica, oposição é a intervenção de terceiros em um processo alheio e será terceiro até que intervenha na demanda, pois ao intervir converte-se em parte do processo.

Em retórica (arte de bem falar) oposição é a argumentação que consiste em reunir duas ideias ou duas expressões que parecem antagônicas, que se opõem.

O adjetivo "obstante" significa aquilo que causa embaraço ou impedimento. "Não obstante" ou "nada obstante" tem o mesmo significado das locuções conjuntivas (contudo, apesar disso), ou da locução prepositiva (apesar de), onde expressa apenas oposição, sem causar impedimento.

Em astronomia, oposição é a situação relativa de dois ou mais corpos celestes quando suas longitudes diferem 180°, um do outro.

Oposição na política

Na política, oposição é o partido político que se coloca contrário ao governo, aquele que faz objeção, que combate as medidas do governo.

Numa democracia o direito à oposição é um elemento imprescindível, é a livre manifestação do pensamento, é o direito à liberdade de opinião.

O significado de Oposição está na categoria: Geral