Significado de Óptica

O que é Óptica:

Óptica é o ramo da física responsável por estudar os fenômenos da luz e da visão humana. Este estudo é dividido em dois, de acordo com o comportamento da luz: óptica geométrica e a óptica física.

A óptica geométrica se restringe ao estudo da propagação da luz por meio de raios. Entre os fenômenos analisados por este campo de estudo está: a reflexão e refração da luz, os espelhos e as lentes, e a propagação retilínea da luz.

Já a óptica física estuda a luz em forma de ondas. Entre os fenômenos estudados estão: composição, emissão, absorção, polarização, difração e interferência da luz.

Os primeiros estudos sobre a óptica e os fenômenos da luz datam das civilizações da Antiguidade, como na Grécia Antiga, por exemplo. No entanto, foi a partir dos estudos de Galileu Galilei, no século XVI, que este ramo científico começou a se desenvolver intensamente.

Desde então, outros importantes nomes contribuíram para o crescimento do estudo da Óptica, como: René Descartes (1596 – 1650), Christiaan Huygens (1629 – 1695) e Isaac Newton (1643 – 1727).

A palavra óptica também pode representar o local de fabricação e venda de óculos e demais lentes, como lunetas, binóculos e instrumentos ópticos em geral.

Outra acepção para este termo é o modo como determinado objeto pode ser observado, ou seja, a sua perspectiva perante alguém; ou ponto de vista de algo.

Exemplo: “Sob a óptica do pesquisador, o resultado foi positivo”.

Etimologicamente, óptica se originou a partir do grego optiké, que significa “arte de ver” ou “ciência da visão”.

Fibra óptica

É um mecanismo que facilita a transmissão dos raios de luz, normalmente feito de filamentos de vidro flexível ou de outro material que seja produzido com polímero – um tipo de micromolécula do plástico.

Atualmente, por não sofrer interferência eletromagnética, a fibra óptica é amplamente utilizada como meio de transmissão de dados, informações e comunicações.

A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.

Saiba mais sobre Fibra Óptica.

Óptica e Ótica

Comumente, ambas as palavras são utilizadas como sinônimos, principalmente para se referir ao fenômenos relacionados com a visão.

No entanto, alguns dicionários diferenciam os significados de “óptica” e “ótica”, sendo o primeiro termo relativo exclusivamente a visão, e o último referente aos fenômenos da audição.

O significado de Óptica está na categoria: Ciência