Significado de Oscilação

O que é Oscilação:

Oscilação é uma variação, uma flutuação, uma mudança, é um movimento alternado em sentidos opostos, é o movimento ora para um lado ora para outro.

No sentido figurado oscilação é uma variação, é o sentimento de dúvida entre duas propostas. Estar oscilante é apresentar uma hesitação, é estar pouco seguro.

Oscilação de pressão

Oscilação de pressão é uma variação da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, vasos que conduzem o sangue do coração para todo o organismo. A pressão arterial depende da força de contração exercida pelo coração e do calibre das artérias. Quando o sangue é impulsionado com mais força a pressão nas artérias deve subir. Se a quantidade de sangue a ser ejetado é menor, a pressão deve cair. Se as artérias se alargam, aumentando o seu diâmetro, deixando mais espaço para o sangue se acomodar, a pressão deve cair. Se elas se estreitam, a pressão deve subir. Essa oscilação na pressão arterial é um sintoma de que algo não está normal e precisa de atenção médica.

Oscilação física

Na área da Física, oscilação é quando o movimento de um corpo descreve uma trajetória e a partir de certo momento começa a repeti-la. Esse movimento de oscilação é chamado de movimento periódico. Essas oscilações podem ser observadas em pêndulos de relógio, em pontes e em grandes prédios.

Oscilações de energia

A oscilação de energia é a variação na potência do fornecimento de energia para a os consumidores. Essa oscilação pode ocorrer quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, podendo ser planejada ou não.

Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o fornecimento de energia temporariamente em horário de pico de demanda. Essas flutuações normalmente não são prejudiciais, tendo em vista que a maior parte das tecnologias e dos equipamentos existentes é projetada para lidar com este tipo de redução.

As oscilações de potência não planejadas acontecem de repente com grande queda de voltagem. Essa oscilação é perigosa para os equipamentos eletroeletrônicos que podem sofrer danos.

Data de atualização: 17/10/2014.