Significado de Ostensivo

O que é Ostensivo:

Ostensivo é o adjetivo que qualifica algo ou alguém que se exibe exageradamente, que gosta de chamar atenção, que é vistoso, exuberante e extravagante. Também pode se referir a uma ação ou atitude que seja agressiva, instantânea e de efeitos imediatos.

Quando se diz que uma pessoa é ostensiva pode significar que possui um comportamento arrogante, provocativo e prepotente em comparação aos demais.

Exemplo: “O seu modo ostensivo fez com que chegassem ao divórcio”.

Alguns dos principais sinônimos de ostensivo são: intencional, propositado, aparatoso, pomposo, descoberto, escancarado, evidente, visível, altivo, agressivo, aguerrido, exaltado, suntuoso, feérico e deslumbrativo.

Etimologicamente, a palavra “ostensivo” é originada a partir do latim ostensivus, que pode ser traduzido como “com o propósito de mostrar” ou “próprio para exibir”.

Policiamento ostensivo

É uma tática de vigilância da polícia onde a sua presença é intencionalmente notada por todas as pessoas da localidade, com o uso de viaturas e uniformes que os caracterizam como forças de policiamento. Em suma, consiste na polícia uniformizada, fardada e visivelmente identificada.

Além de transmitir a sensação de segurança entre a comunidade presente, a polícia ostensiva também ajuda a desmotivar a prática de atos que inflijam a lei ou desestabilizem a ordem pública. Assim, a polícia ostensiva desempenha o papel híbrido de prevenção-repressão na sociedade.

O policiamento ostensivo é o oposto do sigiloso ou preventivo, onde a ideia é manter a presença dos agentes policiais oculta, principalmente com o intuito de investigar possíveis atividades ilícitas nos locais.

Data de atualização: 29/10/2016.