Significado de Otaku

O que é Otaku:

Otaku é uma expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto, esporte, programa de televisão, hobby e etc.

Na cultura ocidental (como a cultura brasileira), a palavra otaku ganhou um significado bastante diferente do original e é utilizada como uma gíria que define as pessoas que são exclusivamente fãs de animês e mangás (desenhos animados e histórias de quadrinho típicos do Japão).

No Japão, a figura do otaku é caracterizada como sendo a de um indivíduo que busca se isolar socialmente, dedicando-se exclusivamente e obsessivamente a um hobby ou atividade específica (como vídeogames, filmes, desenhos animados e etc). O otaku, quando atinge o ápice do seu comportamento, pode apresentar alguns sintomas de fobia social.

Otaku pode ser considerado um termo pejorativo para os japoneses, pois associa o indivíduo a comportamentos antissociais ou mesmo de pouco cuidado e higiene pessoal.

No Brasil, os otakus são formados por fãs da cultura pop japonesa.

O mercado de produção para os otakus gera muitos milhares de milhões de yenes para o Japao. País este que tem um enorme centro de atração para os otakus em Tóquio, o distrito de Akihabara.

Otaku e Otome

O significado original da palavra otaku está relacionada com o ato de "ser fã de algo", mas no Brasil e em outros países ocidentais, o termo é utilizado apenas para rotular as pessoas que são fãs de animês, mangás e de outros aspectos da cultura pop japonesa.

Assim como a palavra otaku, a expressão otome também é usada de maneira completamente diferente do seu significado original em japonês.

No Japão, otome significa "donzela", "virgem" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animês e mangás japoneses. Na realidade, otaku é uma palavra unissex.

A relação entre otakus e otomes ficou conhecida por causa de uma rua que existe no Japão chamada "Otome Road", frequentada predominantemente por meninas. As jovens mulheres vão à Otome Road comprar mangás e animês Yaois (uma categoria de animês e mangás que apresenta no enredo relações homossexuais entre os seus protagonistas, predominantemente formado por homens).

Veja também o significado de Otome.

Data de atualização: 26/07/2016.