Significado de Otome

O que é Otome:

Otome é uma expressão de origem japonesa que significa literalmente "donzela" ou "moça virgem", "delicada", "senhorita" (menina educada e comportada). Em alguns casos, dependendo do contexto, a palavra otome também pode significar "princesa".

No entanto, em muitos países do ocidente - incluindo o Brasil - a palavra otome ganhou um significado bastante diferente do original. A expressão é tomada como o feminino de otaku, ou seja, meninas que são fãs de animês e mangás (desenhos animados e revistas em quadrinho japoneses) ou da cultura pop japonesa em geral.

Mas, a relação entre a palavra otome e os otakus no Ocidente possui uma justificativa lógica. Em Tóquio, no Japão, existe uma rua chamada "Otome Road", com várias lojas e produtos destinados aos otakus de animês e mangás, sendo frequentada predominantemente por meninas. As jovens otakus vão à Otome Road em busca de Yaois (uma categoria de animês e mangás que apresenta no enredo relações homossexuais entre os seus protagonistas, predominantemente formado por homens).

Por causa do grande número de meninas otakus que frequentam a Otome Road, o termo começou a ser associado para diferenciar os fãs de animês e mangás do sexo masculino e do feminino. No entanto, esta diferenciação só é utilizada, erroneamente, no Ocidente.

Otaku é uma expressão unissex e possui um sentido bastante amplo, usado para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto, objeto ou atividade.

Otomes e Otakus

O significado original da palavra otaku está relacionado com o ato de "ser fã de algo", mas no Brasil e em outros países ocidentais, o termo é utilizado apenas para rotular as pessoas que são fãs de animês, mangás e de outros aspectos da cultura pop japonesa.

No Japão, otome significa "donzela" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada erroneamente como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animês e mangás japoneses. Na realidade, otaku é uma palavra unissex.

Ver também:

Data de atualização: 09/10/2014.