Significado de OVNI

O que é OVNI:

OVNI é a sigla e acrônimo em português de Objeto Voador Não Identificado, bastante utilizada como sinônimo de "discos voadores" ou "naves extraterrestres". OVNI é equivalente à sigla em inglês UFO, que significa Unidentified Flying Object.

O termo OVNI é atribuído a toda e qualquer forma de objeto que voa, mas que possui a sua natureza ou origem desconhecida. Quando um objeto voador não identificado é avistado, cientistas e especialistas em Ufologia ou Ovniologia fazem uma série de analises e investigações para tentar descobrir a procedência do fenômeno desconhecido. Caso o objeto seja identificado (como um balão, avião, satélite ou qualquer outro objeto produzido a partir de fontes conhecidas), o objeto deixa de ser classificado como OVNI.

Saiba mais sobre o significado de Ufologia.

Milhares de pessoas ao redor do mundo afirmam ter avistado OVNI's, muitos destes avistamentos foram registrados através de fotografias ou filmagens, levantando uma grande discussão em torno da probabilidade de existir vida inteligente fora do planeta Terra.

Devido a imensa quantidade de informações e testemunhos de OVNI's, surgiu a Ufologia - estudo de todas as hipóteses, evidências ou registros visuais dos Objetos Voadores Não Identificados. Os ufólogos são os pesquisadores, cientistas e estudiosos que se dedicam na analise das histórias e registros de OVNI's.

OVNI no Brasil

O Brasil já foi palco de diversos relatos de avistamento de OVNI's. Entre os casos de maior destaque nacional e internacional no país está a chamada Noite Oficial dos Ovnis no Brasil, uma expressão criada por ufólogos brasileiros para denominar uma série de aparições de objetos voadores não identificados sobre o Brasil, em 19 de maio de 1986, de acordo com relatos da Aeronáutica Brasileira.

Entre outros casos históricos de OVNI's no Brasil está o caso Vilas-Boas, o caso do Forte de Itaipu, o incidente de Varginha e a operação Prato.

Veja também o significado de Abduzido.

Data de atualização: 20/02/2015.