Significado de Ovulação

O que é Ovulação:

Ovulação é o processo de libertação de um óvulo do ovário, acionado pelas alterações hormonais e que ocorre uma vez durante cada ciclo menstrual, normalmente entre 12 e 16 dias antes da menstruação.

Na primeira fase do ciclo menstrual, um dos óvulos (que estão dentro do ovário) é desenvolvido e amadurecido. À medida que a ovulação se aproxima, o corpo da mulher produz maiores quantidades do hormônio estrógeno, que causa o espessamento do útero e prepara o ambiente propício para receber o esperma.

Os níveis elevados de estrógeno acionam o aumento repentino do hormônio LH (hormônio luteinizante), que, por sua vez, causa a liberação do óvulo amadurecido do ovário. A este processo dá-se o nome de ovulação.

Ovulação e Período Fértil

Normalmente, a ovulação acontece 24 a 36 horas após a liberação de LH, o que faz do LH um bom indicador do pico da fertilidade.

O óvulo só pode ser fertilizado em até 24 horas após a ovulação. Caso contrário, o útero libera o seu revestimento (e com ele o óvulo) e o período menstrual tem início.

No entanto, enquanto o óvulo sobrevive apenas durante 24 horas, o espermatozoide pode manter-se ativo por até 5 dias, o que permite à mulher engravidar através de relações sexuais que ocorreram 4 a 5 dias antes do óvulo ser liberado.

Data de atualização: 25/03/2015.