Significado de Oxidação

O que significa Oxidação:

Oxidação é uma palavra do âmbito da química que significa a perda de elétrons, mesmo que não seja causada pelo oxigênio.

Indica também o processo de oxidar, ou seja, de combinar um elemento com oxigênio, transformando-o em um óxido. O elemento responsável pela oxidação é reconhecido como oxidante.

Quando um composto químico perde elétrons (sofre oxidação), o seu número de oxidação (NOX) aumenta.

Um dos fenômenos mais importantes de oxidação é a combustão, presente em processos biológicos como a fermentação e respiração, onde ocorre libertação de energia.

No âmbito da bioquímica, a oxidação ocorre em ácidos graxos, glicose, aminoácidos, etc.

Oxidação e redução

A oxidação é o processo inverso da redução. O agente oxidante é aquele que causa a oxidação e sofre redução, enquanto o agente redutor causa a redução e sofre oxidação.

Na oxidação, o elemento perde elétrons e o número de oxidação aumenta. Na redução, o elemento ganha elétrons e o número de oxidação diminui.

Oxidação do ferro

A ferrugem existente em alguns objetos é causada pela oxidação do ferro. Nestes casos, o ferro perde elétrons e o oxigênio ganha elétrons.

Oxidação negra

A oxidação negra é uma reação em que o objeto em questão fica com um acabamento negro e mais resistente à corrosão, evitando a formação de ferrugem. É bastante usado em ferramentas, peças (como parafusos e molas), etc.

Existem processos de oxidação negra: a quente (aproximadamente 135-140 ºC) e a frio (temperatura ambiente).

Oxidação branda

A oxidação branda é um dos quatro tipos de oxidação orgânica, juntamente com a ozonólise, oxidação energética e combustão.

Um dos exemplos mais conhecidos de oxidação branda é a do alceno. Neste caso, é usado o reativo de Baeyer (nome de um famoso químico alemão), que é uma solução de permanganato de potássio, para diferenciar alcenos e ciclanos.

Data de atualização: 25/08/2014. O significado de Oxidação está na categoria: Geral