Significado de Paleontologia

O que é a Paleontologia:

Paleontologia é uma ciência que estuda os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados, utilizando como principais objetos de análises os fósseis de animais e vegetais que habitaram essas épocas.

A partir do estudo dos fósseis, os paleontólogos conseguem adquirir várias informações sobre o ser fossilizado e de como era a vida no planeta antigamente. Ainda são capazes de traçar diversas características peculiares sobre o comportamento, a alimentação e o ambiente onde habitava esse organismo. 

Através da análise do fóssil, também é possível descobrir a provável causa da morte do organismo. Mas, não são apenas fósseis de seres vivos que servem de objeto de estudo na paleontologia. Os chamados icnofósseis (vestígios preservados que indicam atividades dos organismos vivos, como pegadas, por exemplo) também são úteis para ajudar a traçar um perfil da vida no passado.

Os paleontólogos são conhecidos por serem os profissionais responsáveis por estudar os dinossauros. Mas, o trabalho do paleontólogo é bastante diversificado, atuando seja na pesquisa como também diretamente nos sítios paleontológicos, participando de escavações com o objetivo de encontrar fósseis ou icnofósseis que possam ser estudados.

Em tese, o campo de estudo da paleontologia se estende desde o surgimento da vida na Terra (há mais de 3 bilhões de anos) até há cerca de 10 mil anos. No entanto, caso seja necessário, os profissionais desta area podem analisar fósseis mais recentes.

A paleontologia ainda pode ser subdividida em quatro diferentes areas: a paleozoologia (estudo dos fósseis de animais); paleobotânica (estudo dos fósseis de plantas); macropaleontologia (fósseis visíveis a olho nu); e a micropaleontologia (fósseis de microrganismos).

Paleontologia e Arqueologia

Como dito, a paleontologia se ocupa em estudar os vestígios dos seres vivos (animais e plantas) que habitavam os diferentes períodos geológicos da Terra no passado. É preciso destacar que a paleontologia estuda os hominídeos, assim como a evolução primata-homem. Mas, o ser humano atual não é abrangido por esta ciência.

Já a arqueologia se diferencia por se focar no estudo dos vestígios deixados pela humanidade e suas sociedades, visando principalmente o aspecto cultural. Por este motivo, a arqueologia é classificada como uma ciência social ou ciência humana, mesmo trabalhando com elementos das ciências biológicas, da terra e exatas.

Ambas as ciências, no entanto, podem estar interligadas e, por norma, atuam em modo cooperativo. Aliás, os resultados obtidos tanto pela arqueologia como pela paleontologia contribuem para o desenvolvimento de outras areas de estudo, como a Biologia, Sociologia, História, entre outras.

Saiba mais sobre o significado da Arqueologia.

O significado de Paleontologia está na categoria: Ciência