Significado de Pálio

O que é um Pálio:

Pálio é um substantivo masculino que significa manto ou capa.

No contexto religioso, o pálio é mais comum na liturgia católica, sendo um dossel ou sobrecéu portátil, um tecido que é sustentado por quatro ou mais varas. É usado em cortejos ou procissões para abrigar o sacerdote em questão ou o Sacramento que está sendo transportado.

Além disso, um pálio também é uma tira de tecido (parecida com um colarinho) usada sobre os ombros que representa um símbolo de poder e autoridade de um líder religioso do Catolicismo. Inicialmente era usado somente pelo Papa, mas a partir do século VI começou a ser usado também por arcebispos metropolitanos. O pálio começou a ser usado desde o IV Concílio de Latrão, que aconteceu em 1215. Normalmente o pálio é uma faixa de lã branca decorada com seis cruzes e é usado em cima dos ombros.

Em sentido figurado, pálio significa grandeza e ostentação, transmitindo a ideia de luxuosidade.

Pálio no Hino da Proclamação da República

A palavra pálio também está presente no hino da Proclamação da República. No início do hino, é possível ver a frase "Seja um pálio de luz desdobrado", indicando que o objetivo do hino é ser um manto de luz que é estendido sobre os céus, iluminando a todos.

Veja também:

Data de atualização: 18/11/2014.