Significado de Panaceia

O que é Panaceia:

Panaceia é um substantivo feminino que significa um remédio ao qual é atribuído a capacidade de curar qualquer tipo de doença.

Panaceia é uma palavra com origem no grego panákeia, sendo que pan significa "todo" e ákos significa "remédio". Desta forma, a palavra indica uma substância que cura todas as doenças. Na mitologia grega, Panaceia era a deusa da cura, irmã de Hígia, deusa da saúde e higiene.

A expressão panaceia universal remete para um remédio muito procurado pelos alquimistas por ser capaz de curar todas as enfermidades.

Em algumas situações, a palavra panacéia é usada para designar uma solução farmacêutica com características gerais. Alguns cortisoides sintéticos são considerados muito eficazes no tratamento de várias doenças. Apesar disso, a sua utilização prolongada tem várias consequências negativas para o corpo humano.

Em sentido figurado, por vezes a palavra panacéia é usada para descrever alguma coisa que é capaz de resolver qualquer problema, como uma crise política ou financeira.

Panaceia ou panacéia?

Muitas pessoas não sabem se esta palavra tem acento agudo, ou seja, se devem escrever panaceia ou panacéia. De acordo com as regras do novo acordo ortográfico, os ditongos abertos "ei" e "oi" já não têm acento nas palavras paroxítonas. Assim, a forma correta é panaceia e não panacéia.

Planta panaceia

Na Antiguidade, panaceia era uma planta imaginária ou mítica que curava todas as doenças. Mais tarde este nome foi atribuído à planta Solanum cernuum, da família das solanáceas e que também é conhecida como bolsa-de-pastor e braço-de-preguiça. Esta planta pode ser encontrada no Brasil e é um arbusto que pode crescer até 2 ou 3 metros de altura.

Ela recebeu o nome de panaceia porque tem benefícios para o fígado e coração, apresentando características sudoríferas, depurativas e diuréticas. Também é usada para combater doenças de pele e reumatismo.

O significado de Panaceia está nas categorias: Geral, Medicina