Significado de Pantomima

O que é Pantomima:

Pantomima é uma modalidade do teatro baseada principalmente em gestos e atitudes características que não utilizam a intervenção das palavras.

Consiste em uma espécie de teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras, dando maior ênfase nos movimentos através da mímica, atitudes e expressões faciais.

A pantomima se assemelha a outras modalidades de expressão teatral como a dança, pois se baseia na arte de poder narrar com o corpo. Por esta razão, os aspectos não-verbais devem ser muito bem executados, para garantir o sucesso da narrativa.

Outros elementos também são importantes para a perfeição das apresentações de pantomima, como a maquiagem e o figurino, que são imprescindíveis para a comunicação com o público.

Ela é um excelente artifício utilizado por comediantes, palhaços, atores de comédia, bailarinos e intérpretes em geral.

O artista que se dedica à pantomima enquanto atuação cênica é conhecido como mimo. Seu ponto de atuação consiste em não fazer uso da linguagem oral durante sua atuação. Alguns mimos conseguem abster-se de produzir qualquer tipo de som.

Os mimos geralmente atuam de forma individual, ou seja, não costumam participar de espetáculos com vários artistas, limitando-se a imitar pessoas ou coisas com a sua mímica.

Durante suas apresentações, a intenção é expressar-se ao máximo apenas utilizando os gestos. Entretanto, ainda que o foco das apresentações de pantomima não sejam as falas, os espetáculos podem incluir números musicais e até mesmo o canto.

A pantomima tem origem e influência dos teatros populares do gênero de comédia e tragédia da Roma Antiga e Grécia Antiga, onde havia a representação dramática com um dançarino solista e um coro narrativo.

O termo, ainda pode caracterizar, num sentido figurado, uma mentira ardilosa e descabida.

Saiba mais sobre o Teatro e Arte.

Veja também significado de Linguagem Corporal e Comunicação Não Verbal.

Atualizado em