Significado de Paradoxal

O que significa Paradoxal:

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo.

Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato. Ex: A humildade é uma característica paradoxal, porque quanto mais humilde você for, mais sucesso terá.

Paradoxalmente (uma palavra derivada de paradoxal), é um advérbio de modo que indica uma forma paradoxal ou estranha de agir ou de fazer alguma coisa.

Respiração paradoxal

Respiração paradoxal é uma expressão do âmbito da medicina que indica uma condição de respiração irregular, devido a uma instabilidade no tórax. É verificada mais facilmente quando a pessoa está deitada de barriga para cima (posição supina).

A respiração paradoxal pode ser causada por uma fratura no tórax (costelas, coluna vertebral ou esterno).

Da mesma forma, o pulso paradoxal ou pulsação paradoxal remete para uma descida na pressão arterial durante a inspiração. Tem esse nome porque a pressão arterial tem a tendência a subir durante a expiração, sendo por isso um paradoxo a sua queda. Pode ser um sinal de várias doenças respiratórias.

Incontinência paradoxal

Incontinência paradoxal é um termo que designa a situação de perda involuntária de urina, quando a bexiga não é esvaziada e a urina produzida é excessiva em relação à capacidade de armazenamento da bexiga. É causada por uma obstrução urinária.

Existe também a diarreia paradoxal, conhecida como incontinência fecal. As pessoas que sofrem de diarreia paradoxal costumam libertar muco e desenvolver fecalomas, que são fezes duras que ficam alojadas dentro do intestino. Tem esse nome porque apesar de ser chamada de diarreia, costuma ser causada por prisão de ventre.

Efeito paradoxal e ansiedade

A medicina descreve o efeito paradoxal quando um determinado procedimento terapêutico tem o efeito contrário ao que é suposto ou esperado.

No caso da ansiedade, o efeito paradoxal ocorre quando um indivíduo faz tudo para combater as causas da sua ansiedade, mas as suas atitudes acabam por aumentar o seu nível de ansiedade.

Veja também:

Data de atualização: 18/12/2014.