Significado de Paralaxe

O que é Paralaxe:

A paralaxe consiste em um aparente deslocamento de um objeto observado, que é causado por uma mudança no posicionamento do observador.

Para compreender melhor o que é a paralaxe, faça o seguinte: aponte para um objeto com o dedo indicador na posição vertical, de um jeito que o seu dedo esteja situado no centro do objeto. Agora, feche um dos olhos para ver o objeto só com um olho. Em seguida, observe o objeto com o olho que estava fechado. Note que o objeto em questão parece ter mudado de posição. Isso é paralaxe e acontece porque cada olho vê o objeto de um ângulo diferente. Isso permite que uma pessoa que veja bem com os dois olhos tenha a noção de profundidade e consequentemente de distância.

Paralaxe na Astronomia

Na astronomia, paralaxe é o deslocamento aparente da direção observada de um astro como consequência do movimento do ponto de observação, isto é, o ângulo entre as direções de observação do astro correspondentes aos dois pontos extremos da linha de estação.

A paralaxe é tanto menor quanto mais afastado estiver o astro; por isso, é uma medida de distância. Através da paralaxe é possível determinar a distância entre um astro e a Terra. A paralaxe diurna é a oscilação da posição do astro como consequência da rotação da Terra (paralaxe diurna da Lua, em média 57"; paralaxe diurna do sol, 8,8"; no caso das estrelas, este valor é muito pequeno).

A paralaxe anual é devida ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. A linha de estação é a distância média da Terra ao Sol (a maior paralaxe anual de uma estrela é 0,765", Próxima Centauri).

Erros de paralaxe

Um erro de paralaxe acontece graças a um desvio óptico que é causado pelo ângulo de visão de um indivíduo, causando-o a fazer uma observação errada em uma escala de graduação.

Paralaxe Cognitiva

A paralaxe cognitiva é um conceito estudado Olavo de carvalho. De acordo com o jornalista brasileiro, a paralaxe cognitiva é “o afastamento entre o eixo da construção teórica e o eixo da experiência real anunciado pelo indivíduo”. Se trata de um fenômeno de autoengano coletivo, que surgiu na modernidade e que se encontra patente em várias obras de pensadores ou cientistas.

Paralaxe e Fotografia

Sendo um conceito fortemente presente no mundo da fotografia, a paralaxe é o ângulo que é formado pelos eixos ópticos da objetiva e visor da câmera, que quando focados no mesmo objeto, causa um deslocamento em curtas distâncias.

Em câmeras compactas erros de paralaxe são bastante usuais. Isto porque a imagem que o visor está captando não é a mesma que está sendo captada pela objetiva da câmera. Como existem dois ângulos diferentes de visão, é comum haver um desvio no enquadramento.

O significado de Paralaxe está na categoria: Geral