Significado de Paraninfo

O que é Paraninfo:

Paraninfo é o título atribuído ao indivíduo escolhido para ser o padrinho da turma dos formandos de um curso de ensino superior, normalmente durante uma cerimônia de colação de grau.

O paraninfo pode ser um professor ou um profissional que tenha grande destaque no corpo científico dos alunos formandos, além de despertar carisma entre os membros da turma. São os próprios formandos que, através de eleição direta e democrática, escolhem quem será o paraninfo da turma

Saiba mais sobre o significado de Colação de grau.

Mas, nem sempre a figura do paraninfo foi relacionada com formaturas e colações de grau. Etimologicamente, este termo surgiu a partir do grego paránymphos, em que para significa "ao lado" e nymphé quer dizer "noiva", ou seja, antigamente a palavra paraninfo era utilizada com o sentido de "padrinho ou testemunha de casamento". Para os gregos, o paraninfo era um amigo do noivo que acompanhava a noiva até a casa do futuro marido.

Atualmente, o paraninfo tem a importante missão de servir como um conselheiro para a turma dos alunos que se formam. Durante o discurso, que é considerado obrigatório para os paraninfos, este tem a oportunidade de agradecer a honra de ser homenageado com este título e dar um "último conselho" para os formandos sobre a profissão que irão seguir.

Paraninfo e patrono

Nas cerimônias de colação de grau, além da figura do paraninfo, os formandos também devem escolher quem será o patrono da turma.

O patrono da turma é alguém de grande importância dentro do campo científico dos futuros profissionais que estão se formando. A escolha do patrono também é feita por eleição entre os alunos, levando em consideração a notoriedade e saber acadêmico desta personalidade.

O patrono é o profissional que serve de inspiração para a turma.

Data de atualização: 18/04/2015.