Significado de Parquet

O que é Parquet:

Parquet, também chamado de parquete ou parquê, consiste num estilo de assoalho formado por um conjunto de placas de madeira que são dispostas em padrões de mosaicos.

Parquet é um termo francês e pode ser traduzido literalmente como “assoalho”. Por causa do tipo de piso, a palavra parquet foi incorporada na língua portuguesa para se referir a um estilo específico de pavimentação.

Os pisos parquet apresentam um elevado valor estético, de acordo com a sofisticação e qualidade dos materiais utilizados. A principal particularidade do parquet é a possibilidade de aplicar diferentes formas geométricas no piso, a partir da combinação das placas de madeira, que podem ser de diferentes tamanhos e tonalidades.

No Brasil, o parquet também é considerado um termo jurídico que é empregado como sinônimo de Ministério Público, ou dos funcionários que ali trabalham.

Esta acepção tem origem a partir de uma antiga tradição francesa, que utilizava a palavra parquet para se referir aos procuradores do rei, que ficavam, naquela época, sobre o assoalho da sala de audiências.

Ainda de acordo com o antigo modelo francês, apenas os magistrados tinham o direito a ocupar os assentos ao lado dos juízes, sentados em estrados, e eram conhecidos como magistrature débout.

Data de atualização: 15/09/2016.