Significado de Participação social

O que é Participação social:

Participação social é um conceito que simboliza a influência dos indivíduos na organização de uma sociedade.

O conceito de participação social é estudado na sociologia como um princípio de integração dos indivíduos nos diversos núcleos organizacionais da sociedade que discutem assuntos que são pertinente ao ambiente social.

A participação social é essencial para a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõe a vida em sociedade.

Com a correta distribuição da participação social, as classes consideradas menos favorecidas, seja socialmente ou economicamente, possuem oportunidades de opinar e participar de decisões sociais importantes.

Neste contexto, a participação social torna-se um instrumento primordial para o funcionamento de um Estado Democrático.

Participação social e trabalho voluntário

A participação social também pode ser compreendida como todo o envolvimento de um indivíduo em ações da vida sócio-comunitária. O envolvimento ativo ou passivo em eventos e reuniões escolares, clubes esportivos, associações de moradores, entre outros, são exemplos de como uma pessoa pode participar socialmente.

Entre as ações que ajudam a melhorar o funcionamento da vida em sociedade, está o trabalho voluntário.

O trabalho voluntário é aquele que não possui uma remuneração pelos serviços prestados pelo individuo, sendo feito de livre e espontânea vontade com a finalidade de ajudar uma instituição, organização ou obra filantrópica.

Os trabalhos voluntários, normalmente, são destinados para causas sociais ou movimentos comunitários.

Participação social no Brasil

No Brasil, a presidente Dilma Rousseff emitiu o decreto de lei nº 8.243, de maio de 2014, instituindo o programa de Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS).

O objetivo do decreto é criar uma proximidade e compartilhamento com a sociedade civil sobre as decisões de programas e políticas públicas.

Veja também os significados de Cidadania e Democracia.

Data de atualização: 18/12/2014.